5 de dez. de 2011

Video Dooyeweerd - Video 1 - A Influência de Abraham Kuyper



Pessoal,

Estou trabalhando para legendar alguns videos do Herman Dooyeweerd em português para que mais pessoas tenham a possibilidade de ouvir esse filósofo holandês falando. Os videos foram encontrados aqui. É uma entrevista do Dooyeweerd quando ele completou 80 anos, ou seja, em 1974, mas não tem maiores descrições sobre o entrevistador. Nessa primeira parte ele fala do conceito de Soberania das Esferas de Abraham Kuyper e a influência desse termo no seu trabalho filosófico. Aqueles que conhecem mais do trabalho tanto do Kuyper quanto de Dooyeweerd, por favor corrijam qualquer erro que tiver na legenda para melhorar, lembrando que essas são entrevistas para a televisão, e Dooyeweerd falou em linguagem bem acessível, para a compreensão do povo, tentei manter essa idéia na legenda.  

Se você não sabe quem foi Herman Dooyeweerd, olhe aqui (em inglês): http://www.allofliferedeemed.co.uk/dooyeweerd.htm

Em português:
http://www.freewebs.com/guilhermecarvalho/hermandooyeweerd.htm

Se você não sabe quem foi Abraham Kuyper, olhe aqui (em inglês): http://www.allofliferedeemed.co.uk/kuyper.htm

Em português:
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Decanato_Academico/grupo_professores_cristaos/Uma_Introducao_Cosmovisao_Calvinista_Kuyperiana.pdf
http://www.escolacharlesspurgeon.com.br/files/pdf/Abraham_Kuyper_e_a_Cosmovisao_Biblica.pdf

Sobre a doleantie, que é citada no início do video, leia mais aqui (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Doleantie 

PS. De acordo com o site da filosofia reformacional estes videos são para download, eu só criei a legenda para facilitar o acesso àqueles que não falam o holandês.
http://www.aspecten.org/index.php?structure_id=2bbef2e73e380e9560b34af5cccd3b2e

4 comentários:

  1. Muito obrigada!
    Muito interessante... eu nao sabia que essa idéia vinha da filosofia da época da Reforma, sinceramente achava que era invencao da JOCUM haha.
    Apoio totalmente a idéia e acho que precisamos mesmo polir a mensagem e traduzir essa ideia para a Igreja Brasileira.
    Você conhece os livros de Francis A Schaefer "how should we then live?" e de C. S. Lewis "The Abolition of Man" que tratam dessa tendência de totalitarianismo na sociedade sob perspectivas diferentes?
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Tanto o video como o seu trabalho de legenda, sao importantes. Ademais essa sala de dialogo pode ter um ritmo mais sereno, onde feedbacks se construam sem a pressa do instrumento "on line itself".
    Cleiton A Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Olá Ticy & Manu,

    Obrigado pela visita e pela mensagem. Pois é, isso é muito mais antigo que a JOCUM. Claro que conheço o Schaeffer, que alias foi diretamente influenciado pelo Kuyper e pelo Dooyeweerd através do seu grande amigo Hans Rookmaaker!
    Também gosto muito do C.S. Lewis, que foi um dois autores que me ensinaram a pensar além do contexto normal do que é pregado nas igrejas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastor Cleiton,

    Obrigado pelo comentário no blog. Estou aproveitando enquanto tenho algum tempo para colocar algumas coisas no blog que tenho pensado e trabalhado há algum tempo, antes de começar a faculdade em fevereiro, por isso o ritmo inicial é meio acelerado, mas certamente diminuirá!

    Abraço

    ResponderExcluir

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona