13 de mai. de 2012

Heresias do Facebook 2

Quando escrevi o primeiro texto a respeito de publicações de conteúdo teologicamente questionável (para dizer o mínimo...) no Facebook, não imaginava a repercussão que teria. Parece que muitos percebem esse fato nas redes sociais e entendem a necessidade de se responder a partir da perspectiva bíblica. Assim, continuarei a postar algumas coisas a respeito, não para humilhar ou zombar, mas para lembrar-nos de ter uma atitude crítica quanto ao que colocamos e/ou compartilhamos no Facebook (e tantas outras redes). 



É interessante que as "heresias do Facebook" muitas vezes são bem sutis. As vezes tem umas heresias bem explícitas, mas a maior parte vem disfarçado como muito espiritual. Veja o exemplo de cima por exemplo. Parece muito correto e verdadeiro, e tem uma parcela de verdade. Veja por exemplo esse versículo em que Jesus fala aos seus discípulos: "Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois
do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." João 15:19  

Mas voltemos a frase "facebookiana". "A conversão tira o cristão do mundo." Será? Até onde eu me lembre  Jesus disse: 

"E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós." João 17:11

"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou." João 17:14-16


"Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.João 17:18


Assim, mesmo que há uma certa verdade no fato de que a conversão nos tira no mundo, se entendermos mundo como o sistema pecaminoso no qual o mundo se encontra. Mas de forma alguma significa que não façamos mais parte do mundo enquanto criação de Deus, onde devemos realizar a obra Dele. Infelizmente esse tipo de frase encoraja o evangelho escapista que temos visto nas igrejas, onde pessoas se convertem e, a partir daí, se escondem do mundo dentro das quatro paredes da igreja... 


Vejamos mais uma citação de Jesus: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15


Por isso entendemos que a conversão, num sentido muito real, não só não tira o cristão do mundo, como aumenta a responsabilidade dele quanto ao mesmo. O dever do cristão quanto ao mundo aumenta a partir do momento em que conhece a Cristo. De acordo com Paulo somos Emabixadores aqui na terra, no mundo: "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus2 Coríntios 5:18-20 


Só mais alguns versículos para esclarecer o perigo da frase citada. 
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.João 3:16-17


"E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." Colossenses 1:20


Vamos cuidar com esse tipo de frases, porque podem dar uma impressão completamente errada do nosso papel enquanto cristãos hoje. 


Mas nesse post quero ainda tratar de outra imagem que tenho visto pelo Facebook esses dias:
Mais uma frase complicada, que traz, implícita, uma idéia muito perigosa e herética, que é a idéia de que esse mundo vai de mal a pior mesmo, e nós devemos nos preocupar com o céu. Mas será que isso é verdade? Será que o mundo é dos espertos? Isso é bíblico?

"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam." Salmos 24:1
"Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude." 1 Coríntios 10:26 

Não, a Bíblia não ensina que o mundo é dos espertos, mas que o mundo é de Deus, o Criador e Sustentador de todas as coisas (Col. 1:15-20)

E o céu é para os que obedecem a Deus? Bom, isso é  um estudo longo e complexo e o espaço aqui não é suficiente para fazê-lo, mas darei alguns versículos para pensarmos:

"Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra." Salmos 37:9

"Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz." Salmos 37:11

"Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre." Salmos 37:29

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." Mateus 5:5

"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido." Apocalipse 21:1-2

Não seja tão precoce em descartar o mundo, e tudo que nele há, pois a Bíblia nos dá muitos versículos importantes que nos enchem de esperança para a belissíma criação de Deus (se quiser aprender mais a respeito dessa idéia recomendo a leitura do livro Surpreendido pela Esperança de N.T. Wright) . E acima de tudo, cuide com as verdades absolutas do Facebook, pois são frases que são muito bem intencionadas mas, muitas vezes, extremamente mal colocadas e até heréticas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona